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Os dez objetivos fundamentais de marketing

Daniela Senador

Fazer acontecer, testar com rapidez e analisar resultados é, hoje, o principal caminho para projetos de marketing e comunicação, independentemente do porte ou do segmento da organização. Não significa, porém, que, nesse processo, não exista planejamento prévio. O planejamento é realizado, mas não se estende por meses a fio como antes. É preciso imprimir rapidez para se colocar em prática o ciclo construir-medir-aprender, destacado por Eric Ries. Mesmo que o negócio não seja uma startup, trazer esse conceito para outros tipos de organizações faz com que se adaptem melhor ao ritmo do mercado.

É com esse propósito que o time da Soneto estruturou a sua Metodologia de Marketing e Comunicação©, composta por dez objetivos fundamentais que estão conectados e se articulam para gerar conversão, ou seja, a atitude que se espera do público-alvo para se obter resultados concretos para impulsionar o negócio.   

A metodologia resgata o conceito de mix de marketing de Kotler sob uma nova ótica – a da pirâmide, na qual o sustentáculo é o mercado-alvo, o consumidor, suas especificidades e a dinâmica de seu comportamento de consumo. O design de produtos e/ou de serviços se adaptará a essa dinâmica com grande assertividade pelo amplo conhecimento que hoje é possível, uma vez que o consumidor já não é mais uma entidade abstrata. Estas são duas etapas fundamentais às quais se somam depois a definição de preço e de canais, pontos de contato com esse público. Aqui estão informações estratégicas acerca do core business que fundamentará o posicionamento da organização, a partir do qual serão formuladas as ações de comunicação.

A promoção do negócio, do produto e/ou do serviço passará por quatro etapas de relacionamento com o consumidor que estão num mesmo patamar e se interconectam. É preciso, primeiro, tornar-se conhecido no mercado – ter visibidade (awareness) -, para depois ter seu valor reconhecido – ganhar reputação -, para, então, criar vínculo com o target  a ponto de transformar engajamento em lealdade. É por meio deste processo que haverá a conversão.

Fazer essa engrenagem rodar com rapidez é a nossa especialidade. E a ela se soma a nossa Metodologia de Marketing Analytics©, pois nenhum planejamento, por mais enxuto que seja, é estático. Analisar resultados e rever cada um dos objetivos é um processo constante para o sucesso do negócio.

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