Blog

Inbound Marketing: fique por dentro deste conceito

Jaína Camargo

Já ouviu falar, mas não sabe ao certo do que se trata? Fique tranquilo: você não é o único em dúvida a respeito deste termo bastante utilizado entre os profissionais de marketing, mas pouco conhecido por algumas pessoas do meio.

Há alguns anos, Peter Drucker, teórico de marketing norte-americano, ressaltou que o objetivo do marketing era tornar a venda supérflua, ainda que exista um esforço de vendas. Segundo ele, “a meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto e serviço se adapte a ele e se venda por si só”.

O conceito de Inbound Marketing segue o princípio de Drucker, ainda que tenha sido cunhado recentemente pelos profissionais da área. Refere-se basicamente a um conjunto de estratégias que têm como objetivo atrair espontaneamente os consumidores para a aquisição de produtos ou serviços. Surgiu nos Estados Unidos e começou a popularizar após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, escrito por Brian Halligan e Dharmesh Shah, fundadores da Hubspot.

Tal conjunto de estratégias tem como objetivo aumentar a visibilidade do negócio e atrair clientes em potencial, diminuindo o seu custo de aquisição, a partir de conteúdos de interesse para o público-alvo. Trata-se, portanto, de otimizar o processo de vendas. E este é o processo divulgado por Halligan e Shah, que é totalmente embasado no funil de atração de novos clientes:

Por meio de metodologia própria de planejamento, a Soneto colabora com a definição das melhores estratégias de Inbound Marketing para seus clientes, baseadas em seus objetivos de negócio.

Quer implementar esse processo na sua empresa? Solicite uma proposta pelo formulário do site, que entramos em contato com você.

 

tags:

  • blog
  • blogs
  • estratégia de marketing
  • inbound marketing
  • marketing
  • mídia social
  • público alvo
  • visibilidade