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É preciso conhecer o público

Mila Paes Leme Marques

 

Entender profundamente seu público-alvo é um dos fatores mais importantes para uma estratégia de marketing eficaz, que permita alcançar resultados concretos para o seu negócio ou a sua causa. “Homens e mulheres, de 25 a 40 anos, de todo o Brasil”… Isso não é mais suficiente – e talvez nunca tenha sido. Hoje, mais do que nunca, é preciso ir além do perfil demográfico, compreendendo de fato o comportamento dos consumidores, até porque isso é possível, cada vez mais fácil, por conta de novas tecnologias, e quanto mais aprofundado for seu conhecimento do público relevante para a sua marca, maior será a sua vantagem competitiva.

Para mapear essa jornada, é necessário deixar o ego de lado e ouvir atentamente quem está “do outro lado do balcão”. Afinal, o valor dos seus produtos e serviços não é o que você atribui a eles, e sim aquele percebido e reconhecido pelo seu público-alvo. As metodologias e ferramentas que podem ajudar nesse processo são várias. Uma combinação interessante são pesquisas de mercado realizadas por meio de métodos inovadores e ágeis somadas à análise de dados dos canais de marketing da empresa.

E por que é tão importante conhecer com profundidade o público? Para tornar possível sua segmentação, essencial para personalizar a comunicação, tornando-a mais efetiva, além de obter insights que levem até mesmo ao aperfeiçoamento de seus produtos e serviços e contribuam para a evolução do negócio.

O entendimento do público, como base para o trabalho de user experience em e-commerce, foi tema do artigo escrito por Daniela Senador e eu, sócias da Soneto, para a edição 45 da Revista E-Commerce Brasil. Se você se interessa pelo tema, vale a leitura! Acesse: User Experience – Entender o público é o primeiro passo para um e-commerce de sucesso

 

Mila Paes Leme Marques

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