Blog

Conbrascom 2018: mensurar é preciso

Daniela Senador

 

O desafio de mensurar resultados de ações de comunicação de forma eficaz não é somente uma preocupação inerente à iniciativa privada. Os profissionais de órgãos públicos também têm buscado ampliar os seus conhecimentos em análise de dados para entender a efetividade do que comunicam aos seus diversos stakeholders. Prova disso foi a temática de mensuração estar em foco no XIV Conbrascon 2018, congresso que reuniu todos os profissionais de comunicação dos órgãos de justiça do país, neste ano, entre 20 e 22 de junho, em Cuiabá (MT).

Tive a honra de ser convidada para ministrar a palestra “Técnicas de avaliação e mensuração de resultados em comunicação”, realizada no último dia 22, no evento, acolhido pelo Tribunal de Justiça do Mato Grosso. O auditório esteve praticamente lotado, mesmo depois de vibrar com a vitória do Brasil sobre a Costa Rica, na Copa, o que comprova, mais uma vez, a importância do assunto.

Mas como incluir a prática de análise de dados no dia-a-dia de trabalho dos profissionais de comunicação de órgãos públicos frente a tantos desafios? Existem diversos entraves que dificultaram esta sistemática até então: limitações tecnológicas, burocráticas e até mesmo de profissionais, sem falar no manancial de dúvidas relacionadas ao quê mensurar e como.

O profissional de comunicação com mais de dez, quinze anos de formado, ainda tem pouca afinidade com os números. No entanto, novas competências são exigidas deste profissional que revelam um novo perfil de comunicador que une conhecimentos tanto de humanas quanto de exatas. É fato: resultados, hoje, só podem ser apresentados e justificados por meio da análise de dados.

Nesse sentido, o intuito da palestra, que pode ser conferida na íntegra logo abaixo, foi apresentar um passo-a-passo bastante didático de como se definir KPIs e realizar a integração de dados de todas as iniciativas de comunicação por meio do Google Analytics – utilizado pela maioria dos presentes -, para mensurar apenas o que é importante para a organização. A principal mensagem foi: mensurar é preciso – e possível!

Confira aqui a palestra “Técnicas de avaliação e mensuração de resultados em comunicação”.

 

 

tags:

  • analytics
  • bigdata
  • business inteligence
  • comunicação
  • conbrascom
  • conbrascom 2018
  • cuiabá
  • justiça
  • KPI
  • KPIs
  • marketing
  • mensuração
  • mensurar
  • mensurar resultados
  • palestra
  • técnicas de avaliação
  • tjmt
  • trt