Blog

2018: os segredos do nosso sucesso

Daniela Senador

Ufa! Este foi um ano e tanto para a Soneto. Quanta coisa aconteceu nestes 365 intensos dias. E cada conquista, cada aprendizagem é fruto não apenas de dedicação e muito trabalho, mas também da crença de que é possível ter um modelo de trabalho sustentável baseado na união de esforços, na paz de espírito e na amizade, que se (re)inventa a cada dia. Uma dinâmica essencialmente inovadora que segue os princípios da colaboração faz a nossa estrada aparecer e muita coisa acontecer! Confira alguns destaques desta jornada neste ano.

  • As metodologias que criamos na Soneto de Planejamento Estratégico de Marketing e Comunicação e de Marketing Analytics seguiram, além da cidade de São Paulo, rumo a outros estados das regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste. E como voamos Brasil afora, este ano, com a missão de ensinar o que colocamos em prática aqui todos os dias! Foram seis importantes cidades visitadas – Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Franca (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) -, que resultaram no contato com mais de 300 pessoas. E deixo aqui registrado meu entusiasmo ao conhecer tanta gente incrível, vivenciar novas experiências e provar sabores diferentes dos que estamos acostumados… como sempre digo, viajar é preciso!
  • Estendemos a nossa atuação para transmitir conhecimento a profissionais de comunicação do terceiro setor e de órgãos públicos, não nos restringindo mais à iniciativa privada. Desta forma, ganhamos presença em todos os setores da economia, o que amplia a nossa versatilidade e aprendizagem para assumir projetos de diferentes naturezas e complexidades, tornado nossa operação ainda mais horizontal.
  • Gostamos de desafios, está em nosso DNA. E todos os anos encampamos um projeto que nos põe à prova. O mais desafiador neste ano ficou por conta da gestão da operação do aplicativo que centralizava a comunicação entre todos os envolvidos num evento internacional do Sesc. O Congresso Mundial de Lazer, sediado pela unidade de Pinheiros, contou com a Soneto para gerir a operação do Whova, aplicativo de uma venture do Vale do Silício que marcou presença pela segunda vez no Brasil. E tudo foi liderado por uma equipe trilíngue montada pela Soneto num clima bacana, sem percalços, em projeto que terminou com muitas risadas e cerveja no Largo da Batata.
  • Ganhamos as páginas de mais uma edição da Revista E-commerce Brasil – um dos principais veículos direcionados a quem lida direta ou indiretamente com operações de e-commerce – com uma das mais novas metodologias que criamos, para conhecimento do público e desenho de personas e jornadas.
  • Marcamos presença como palestrantes em diversos eventos de formação de empreendedores e estudantes, como a Feira do Empreendedor do Sebrae-SP, onde estivemos pelo quarto ano consecutivo, e a PUC-Jr.
  • Passamos a integrar o quadro de professores da FIAP, contribuindo com conteúdo, podcasts e video-aulas para gradução, pós-graduação e MBA, forma de expandir o conhecimento que temos e que se retroalimenta também a partir do estímulo dos alunos. Ensinamos o que colocamos em prática e vice-versa, fazendo o saber e o fazer andarem de mãos dadas. A FIAP soma o compromisso que temos com diversas instituições em que damos aulas, como Aberje, Casa Educação, Fundação Getúlio Vargas e Senac.
  • Investimos na nossa expansão trazendo para o negócio sócias com as quais construímos laços estreitos e sólidos, fruto não apenas da amizade, mas da admiração pelo trabalho que desenvolvem. Nós acreditamos na formação de redes de conhecimento que geram negócios, boas conversas e muitos cafés. O futuro da nossa economia não estará restrito entre quatro paredes nem a oito horas cativas, tampouco numa única atividade. O respeito máximo às nossas crenças é que nos levará além.

E, assim, a Soneto ruma ao seu quinto ano de operação, podendo ser considerada uma empresa 100% sustentável em todas as acepções que este termo permite. Por isso, quando nos perguntam qual nosso principal case de sucesso, respondo, sem falsa modéstia: somos nós. Temos, sim, inúmeros cases de clientes para relatar, mas nenhum deles seria possível se não tivéssemos criado um negócio que se auto-sustenta e arca com seus compromissos com todos os envolvidos. E olha que enfrentamos uma forte crise político-econômica nos últimos anos.

Porém, nada disso seria possível se as pessoas que estão ao nosso lado não acreditassem no nosso projeto – sócias, colaboradores, parceiros, clientes. Trabalhamos muito duro para realizar entregas que superem as expectativas dos nossos clientes e mantenham essa operação sustentável. Buscamos soluções inteligentes para as dificuldades. E aprendemos demais com os erros – atire a primeira pedra quem nunca errou! Colocamos em prática a metodologia de Eric Ries e assim seguiremos – construindo-medindo-aprendendo. E se reinventando a cada dia, pois o tempo não pára.

tags:

  • aprendizagem
  • estratégia de marketing
  • inovação
  • marketing digital
  • metodologia de marketing analytics
  • planejamento estratégico
  • trabalho sustentável